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Palavras soltas (26/05/2014 Teatro/Theatre)




















Hoje as palavras soltas querem falar-vos de Teatro. Talvez porque elas hoje estejam mais melancólicas. Talvez porque precisem de falar sobre isto. Nasceu em 1994 na cidade do Porto o ENTREtanto TEATRO - Associação Cultural. Descentralizou-se e luta por esta descentralização da cultura. Porque só têm direito a cultura as grandes cidades ou a alta sociedade? Porque não existir um teatro que seja para todos e chegue a todos? Em 1996 sediou-se em Valongo através de um protocolo de Cooperação Cultural, estabelecido com a autarquia deste Concelho para dar voz aos seus valores. O Concelho mudou a partir  desse dia. Começaram a surgir espetáculos e eventos culturais, formações de públicos e de futuros atores. Criou espetáculos itinerantes para levar o nome de Valongo por todo Portugal, além fronteiras e além mares! (http://www.entretantoteatro.pt/_site/01.php) Desde que te conheci, a minha vida mudou! Ainda me recordo desses dias... daqueles dias... do dia em que me destituí da máscara e vi o reflexo do meu rosto projetado no espelho. Mas não era o meu rosto que eu estava a ver. Era e não era. Era eu mas não era eu. Não era eu como sou agora. Era eu com menos uns 25 anos de pressão atmosférica em cima do meu corpo. Era a criança que eu fui há uns quantos anos atrás. Estava igualzinha! O mesmo cabelo encaracolada e loiro. O mesmo brilho no olhar de quem não sabe mas já está a preparar a partida seguinte. É essa a vantagem de saber quando e como tirar a máscara. A partir do momento em que a tiro vejo-me sempre como a criança que em tempos fui. E o passado é tão adocicado! A criança. A criança com o vestido rasgado e o joelho todo esfolado das traquinices próprias da idade. Destituí-me da máscara mas tornei a pô-la. E não me sinto pior. Sinto-me igualmente bem. E volto a ser a personagem, com uma outra personalidade, que tu, encenador/mestre/ professor, me ensinaste a ser. E sempre que eu tiro a máscara tal qual como me ensinaste ouço risos de criança que saem através do espelho do meu quarto. E que bom é ouvi-los! E que bom é ouvir os risos que ficaram dentro da máscara. Afinal transformaste os dois lados em risos de alegria e de felicidade mesmo que a máscara esteja num dia que não é para sorrir. Obrigada, Júnior Sampaio. Obrigada ENTREtanto Teatro. Ana Reis


















Today my words want to speak about Theatre. Maybe because they are now more melancholic. Maybe because they need to talk about it. ENTREtanto THEATRE - Cultural Association has born in 1994 in the city of Porto. It has been decentralized and fighting for this decentralization of the culture. Why the culture isn't for everyone? Why the culture is only centralized at large cities or near high society? Why there is no theater that is for everyone and that everyone can reach it? In 1996 it hosted in Valongo by a Protocol of Cultural Cooperation, established by authority of this Council to give voice to their values​​. The Council has changed since that day. It started shows and cultural events, public formations and upcoming actors emerge. It created traveling shows to take the name of Valongo throughout Portugal, across borders and beyond seas! ( take a look at: http://www.entretantoteatro.pt/_site/01.php ) Since I met you , my life changed! I still remember those days... those days... the day that I dismiss the mask and saw the designed reflection of my face in the mirror. But it wasn't my face that I was seeing. It was and wasn't. I was but I wasn't... It wasn't me as I am now. I was with less 25 years of atmospheric pressure on the top of my body. I was the child I I used to be a few years ago. I looked exactly the same! The same curly blond hair. The same gleam in my eyes of who doesn't know but is already preparing the next match. That's the advantage of knowing when and how to take off the mask. From the moment I take it off of my face I always see myself as a child I once was. And the past is so sweet! The child. The child with the torn dress and the skinned knee because of the mischiefs of that age. I dismiss the mask but I put it back. And I don't feel worse. I am equally well. And I go back to the character with another character that you, director / master / teacher, taught me to be. And whenever I take off the mask as you taught me I can hear children's laughter coming out through the mirror in my room. And it's good to hear it! And it's good to hear the laughs left inside the mask. So you have change the two sides in laughter of joy and happiness even if the mask is at a day that isn't to smile at all. Thank you, Júnior Sampaio! Thank you, ENTREtanto Teatro. Ana Reis












































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